quinta-feira, 18 de março de 2010

Panorama

Trabalho de percepção.
Praça ABC.

Para realizar o trabalho entrevistei uma puta que passava pela praça ABC no momento em que estava fotografando.
A minha percepção do espaço, que o encarava como um local cheio de vida (representada pela música do saxofonista do bar) e de amor (pois costumo ir ao local acompanhado de pessoas que amo em qualquer sentido que seja da palavra) foi complementada pela a que ela me trouxe, a de um lugar morto, no qual ela se sujeita a uma atividade que a traz tisteza e que faz apenas por falta de outras oportunidades, ainda por cima ela disse que fica la com o constante medo de ter sua atividade descoberta por algum familiar.

Tal situação se encaixa na música 'llegó con tres heridas', por isso trabalhei o texto em cima dela.

Para construir a imagem espalhei frases da música por ela, tentando sempre fazer a fonte ficar homogenea com o plano de fundo, e algumas vezes fazendo o contrário, para dar um contraste à ela. Também usei o photoshop para escurecer algumas partes, destacar apenas o que queria, e fazer manchas que dêem a impresão de sangue ao ambiente, retratando as 'feridas'.
Percebe-se também que na puta há a concentração dessas manchas, pois a ferida que ela sente na avenida inundou com um sentimento ruim e pesado minha percepção do resto da praça, onde pessoas de boa classe se embriagam e divertem-se sem dar o mínimo para o que se passa naquele mesmo local, mesmo vendo o que se passa logo ao lado. Ficando clara a necessidade de uma melhoria nas condições sociais de nossa cidade para acabar com esses contrastes.





Parágrafo:
"Cheguei ao bar, como sempre o fazia nas noites de quinta-feira. Centrado no som daquele saxofone que me abriu a ferida da vida, que se alastrava por todas as pessoas la sentadas, como sempre. As minhas companias, aquele amor quase fraternal de sempre, aquele casal, foi-me aberta a ferida do amor, como sempre. Mas aquela noite, uma ferida nova surgiu no meu coração, aberta por um grito ao longe acompanh
ado de uma lágrima, daquela puta na beira da rua. No bar. Eu. E minhas três preciosas feridas."




Atualizado (24 de março de 2010):

Após nossa discussão sobre o trabalho em sala notei que haviam alguns detalhes estéticos a serem melhorados not rabalho. Com a ajuda de ferramentas que ao longo da semana a Ana e a Carmen nos ensinaram a utilizar dentro do Photoshop e do Stitcher, obtive um resultado muito melhor no trabalho, mantendo minha atmosfera sombria da praça, mas homogeneando mais as letras ao ambiente, para causar uma imersão a quem explorar o panorama.




E pelas dificuldades técnicas não é possível postar o vídeo do panorama. E certamente a imagem não traz tudo o que meu panorama dizia. Então caso queiram avaliar justamente meu trabalho, me peçam que passo o vídeo de alguma maneira.
Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário