quinta-feira, 11 de março de 2010

Para casa - definições

Flash mob
O termo flash mob é utilizado para se referir a manifestações populares, na qual um grupo de pessoas combinam previamente realizar alguma ação inusitada em um local público (normalmente shoppings ou praças), e se dispersar rapidamente, como se nada tivesse se passado ali. Surpreendendo as pessoas desavisadas presentes no momento.
Para combinar tais eventos, elas se utilizam de meios de comunicação nos quais apenas os interessados em participar terão acesso a informaão, mantendo o fator surpresa para os demais.

Em BH já ocorreram vários, dentro eles destaco: Zoombie Walk, Pillow Fight e o Subway Party, por serem os mais famosos.

Porém, apesar da idéia ser muito original e descontrair o clima pesado da cidade, acredito ser necessário tomar um certo cuidado para não virar apenas mais um meio de expansão da mídia, como ocorreu no evento 'Toca Raul' na praça da Savassi ano passado, o qual, foi extremamente divulgado e contou com patriocinadores, que a todo momento anunciavam o seu produto.

(Pillow Fight é um dos mais famosos flash mobs e ocorre em vários países.)

Le Parkour
Le parkour é uma atividade que exige muita habilidade e força.
Se consiste em a pessoa se mover pelo ambiente que se encontra da maneira mais rápida e eficiente possível , superando obstáculos que encontra no mesmo, como muros, grades, pedras ou qualquer outro que faça parte do ambiente.

Dessa maneira a pessoa tem uma relação completamente nova com o mundo, e começa a perceber os locais pelos quais passa de forma diferente, pensando em como poderia praticar o parkour no local.



Teoria da Deriva
A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É sempre interessante construir um mapa do percurso traçado, esse mapa deve acompanhar anotações que irão indicar quais as motivações que construiu determinado traçado. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.

Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. Construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total.

Flâneur
Um flâneur é um ser errante, um vagabundo, alguém que deambula pela cidade sem propósito aparente, mas que está secretamente em harmonia com a sua história e numa busca velada de aventura.

Um comentário:

  1. gostei do blog! :)
    e tenho vontade de participar de um Flash mob, ficou a dica. hahaha xD

    ResponderExcluir